Foto:Reprodução/site:canoagem.org.br

Mirelle Bernardino e Sara Sane

Sediado no último final de semana (27) em Brasília, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, levou mais de 100 atletas para desafiar várias modalidades da prática. As disputas foram divididas em sete categorias: Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Máster A e Máster B. O trajeto da prova possuía em torno de 3 a 30 km, dependendo da categoria.

O evento foi responsável pela seletiva para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, que será realizado em setembro na cidade de Pietermaritzburg, na África do Sul. A funcionária pública Maíra Tarchetti, 33 anos, foi uma das participantes do campeonato e participou da modalidade Júnior em que teve que percorrer 6 km. Para Maíra a canoagem é uma forma de superar limites e atribuição de resistência. “Este foi o meu primeiro campeonato, e poder estar participando foi uma honra. Com certeza, isso vai me fazer querer chegar muito mais longe com a canoagem”, conta.

A equipe de Brasília é formada por 18 atletas e 6 paratletas que competem em diversas categorias. Ao todo 150 alunos são inscritos na prática, e pela terceira vez a cidade foi escolhida para sediar o final da seletiva da mundial. Além do Distrito Federal, outros seis estados participaram do campeonato.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona foi organizado pela Federação Brasiliense de Canoagem – FEBRACAN com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e apoio do Centro de Convenções Israel Pinheiro – CCIP, Ocupe o Lago e Cerrado Adventure.

Sobre o esporte

A canoagem é um esporte náutico, em que o atleta compete em embarcações como canoa ou caiaque, em percursos de 500 m e 1000 m. A data da criação do esporte não é certa, entretanto, há relatos da antiguidade que demonstram homens competindo em embarcações como as citadas. Em 1986, a canoagem se tornou umas das modalidade dos Jogos Olímpicos. As principais modalidade de canoagem são: canoagem Slalom, de velocidade, oceânica, maratona, caiaque-pólo e a mais recente, Freestyle. Além dos Jogos Olímpicos, existe o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem que é um campeonato anual.

Você sabia?

Até a Rio 2016 mulheres só competiam no caiaque, entretanto para os Jogos de Tóquio 2020 será introduzido provas de canoagem feminina. Na etapa da Hungria da Copa do Mundo, campeonato que reuniu as melhores atletas do mundo, o Brasil conquistou uma medalha de ouro com as atletas Andrea dos Santos e Angela da Silva que ganharam na prova do c2 (canoa para duas pessoas) de 200 m.  A inclusão da prova feminina é uma grande mudança no cenário esportivo de canoagem.