Esses dias estava em casa em uma tarde sonolenta logo após o trabalho procurando por algo na Televisão que poderia de algum modo me entreter. Me deparo com algo interessante, o filme sobre futebol americano, o “Duelo de Gigantes”. Me lembrei que há alguns meses atrás estava nos Estados Unidos em Boston assistindo a final do Superbowl, o maior campeonato do esporte. Que jogo, que luta, que adrenalina! Realmente uma coisa fenomenal.

Muitos acreditam que o futebol americano é só pancadaria, brutamontes correndo atrás de uma bola sem qualquer consenso, mas é muito mais do que isso. A pressão ao assistir cada partida do jogo é algo surreal para quem entende. É uma questão de determinação, coragem, força e união. O time que conseguir juntar todos esses elementos sai vitorioso e é isso que faz do esporte o sucesso que ele é.

Não se trata de técnica, estratégia ou jogadas devidamente planejadas, mas de toda a concentração e vontade do time de vencer. Aquela final do Superbowl foi algo digno de ser chamado de Duelo de Gigante. De um lado havia os “Falcons” representando o estado de Geórgia que nunca haviam ganhado o campeonato, lutando para vencer pela primeira vez e se consagrarem como campeões. Do outro, seu rival absoluto, “Boston Patriots” que como o nome já diz, representam o estado de Boston. Estes já eram veteranos no campeonato, tetracampeões.

Os Falcons estavam arrebentando, se encontravam na vantagem. Os Patriots não conseguiam revidar de forma alguma e só recebiam pressão do time adversário, do público e do próprio time. Muitos já haviam desistido, era uma surra, uma coisa que ninguém imagina que poderia se consertar. A derrota era eminente, não restava mais o que fazer.

Foi quando algo no jogo começou a mudar. De repentes os Patriots estavam mais erguidos, encaravam o adversário de frente ao invés de se esconderem do medo da derrota embaixo de seus capacetes. Ninguém esperava por isso, cada vez mais e mais eles iam se reerguendo como gigantes até no final do campeonato virarem o jogo e conquistarem pela quinta vez o Superbowl. Foi um choque para todos.

Futebol Amerciano é isso, é imprevisível, é a vitória por meio da capacidade do time de querer chegar ao algum lugar. Não basta apenas um querer, existe uma cooperação. Aqui em Brasília temos três times desse esporte que lutam e lutam cada vez para ganharem o campeonata. Embora aqui já não seja tão disseminando, eles também são gigantes. Possuem tanta força quanto os Patriots. V8, Templário de Brasília e Tubarões de Brasília continuam lutando com toda força o maior duelo de todos. O de jogar Futebol Americano em um país que predomina o Futebol clássico. Esse é um verdadeiro duelo entre Gigantes. Após essa reflexão, me envolvi diretamente com o filme, e assim espero ansiosamente para poder assistir mais um duelo nos grandes campeonatos.

Marcos Ferreira Prudencioddd